Dá a tua opinião e diz o que achas do blog.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como todos sabemos,no ramo do turismo,ha imensas definições daquilos que todos os que não conhecem chamam "viagem".Ora eu ja aprendi que afinal não é tudo um simples turista,essas definições destinguen-se pela duração da visita entre outros.Vejamos as definições...

DEFINIÇÕES GERAIS


O conceito de itinerário confunde-se muitas vezes com outros termos que podem ter diferentes leituras.



ITINERÁRIO:

Descrição de um caminho ou de uma rota especificando os lugares de passagem e propondo uma série de actividades e serviços durante a sua duração. (Gomez e Quijano)

Definição que poderá englobar Circuito, Visita e Rota.



CIRCUITO:

Entende-se aquela viagem combinada em que intervêm vários serviços: transportes, alojamento, guia, ..., que se realiza de acordo com um itinerário programado e com um desenho circular sempre que seja possível (o ponto de partida e de chegada serão coincidentes), de modo a que se passe por um caminho anteriormente percorrido (Picazo)

Conjunto de caminhos e visitas que se complementam constituindo um itinerário fechado, que tem inicio e término no mesmo local.

VISITA:
Reconhecimento, exame ou inspecção de um lugar de paragem incluído num itinerário. A visita representa cada uma das paragens que compõem um itinerário.

ROTA:

Sinónimo de itinerários, em sentido restrito, em que a saída e a chegada não são coincidentes no mesmo ponto.

O conceito de Rota e Itinerário podem ser considerados sinónimos embora seja de realçar o facto de Rota estar associada a uma direcção, a um percurso dirigido. Por outro lado, o conceito de Rota tem sido usado preferencialmente em termos institucionais e promocionais. Relativamente ao conceito de Roteiro está quase sempre associado a uma descrição, mais ou menos exaustiva, dos aspectos mais relevantes da viagem e, particularmente, dos principais locais de interesse turístico.

FORFAIT:

Nome técnico utilizado para um tipo de Itinerário organizado cujo preço inclui todos os serviços. Dentro deste podemos distinguir Forfait para a Oferta – viagens programadas para serem posteriormente vendidas pelos retalhistas – e Forfait para a Procura – viagens organizadas à medida do cliente (Gomez e Quijano)

Sem comentários:

Enviar um comentário