RECURSOS AFECTOS À CONCEPÇÃO DOS ITINERÁRIOS
RECURSOS TURÍSTICOS
O Recurso Turístico foi definido no Plano Nacional de Turismo de 1986-1989 como “todo o elemento natural, actividade humana ou seu produto, capaz de motivar a deslocação de pessoas ou de ocupar os seus tempos livres”.
Assim, um recurso turístico poderá ser considerado como um determinado atributo de um país ou de uma região, de natureza visual ou física, tangível ou não, quer se encontre já em plena actividade no mercado turístico quer seja considerado como simples detentor de potencialidades turísticas a explorar a curto ou médio prazo. (Livro Branco Turismo).
OUTROS RECURSOS
A utilização dos recursos turísticos não é, por si só, suficiente para dar corpo a um itinerário. É necessário, também, que a organização conte com outros recursos, nomeadamente os recursos humanos, financeiros, técnico-materiais, informação, ...
A) RECURSOS HUMANOS:
Coordenador(es) da actividade
Guias-intérpretes
Monitores
Motoristas
B) RECURSOS FINANCEIROS:
Fundo da própria empresa
Venda de bilhetes (gerais ou por actividade)
Comparticipação de entidades locais, regionais, nacionais
Comparticipação dos participantes
Patrocínios
C) RECURSOS TÉCNICO-MATERIAIS:
Material áudio-visual
Material para a prática de desporto
Cartas topográficas
Fotografias
Bússola
Kits
D) RECURSOS DA INFORMAÇÃO:
Mapas
Guias de alojamento dos locais a visitar
Tarifas dos meios de alojamento
Manuais de transporte, tarifas, horários
Tarifas de museus, monumentos, espectáculos, etc
Guias / roteiros turísticos dos locais a visitar
Agendas culturais dos locais a visitar
CD Rom’s
Vídeos
Visitas ao local
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
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