TIPOS DE ITINERÁRIOS TURÍSTICOS
As tipologias e classificações de itinerários variam conforme o critério utilizado. Assim, podemos classificar os itinerários segundo a motivação subjacente e, nesse sentido segundo o tipo de produto turístico, ou segundo o tipo de transporte utilizado. Outro tipo de classificação pode ser baseado na forma de organização.
A) DESPORTIVOS
Este é um tipo de itinerário cada vez mais procurado e capaz de mover um grande número de pessoas. Aqui podemos incluir o turista passivo, isto é, o turista espectador de eventos desportivos, por exemplo dos Jogos Olímpicos ou o turista activo que é sem dúvida o segmento mais importante neste tipo de itinerários.
B) CULTURAIS
A motivação cultural é sem dúvida das mais importantes motivações associadas ao turismo e que tem dado origem a itinerários temáticos muito interessantes baseados nas especificidades de cada região. De facto, a elaboração destes itinerários (e de uma maneira geral de todos os outros) deve ter em conta a autenticidade das regiões, aquilo que as torna únicas e diferentes. Dentre deste grande grupo podemos então distinguir:
- Históricos
- Literários
- Artísticos
- Folclore
- Artesanato
- Gastronómicos
- Arquitectura Popular
- Educacionais
C) ECOLÓGICOS OU DA NATUREZA
Este tipo de itinerários vem suscitando um interesse crescente motivado, em parte, pelo ritmo da vida moderna das grandes cidades. O objectivo é proporcionar aos participantes o usufruto e o contacto com a natureza e valores do património natural (e cultural) que estes espaços encerram.
As Áreas Protegidas são, pelas suas características, locais privilegiados para a realização deste tipo de itinerários o que obviamente deve ter em consideração critérios de conservação e salvaguarda dos recursos naturais.
D) RELIGIOSOS
A Religião foi uma das primeiras motivações de viagem da Humanidade e que, nos dias de hoje continua a motivar um grande número de pessoas a viajar para locais relacionados com as manifestações religiosas e locais de culto religioso.
E) TURISMO DE SAÚDE
Os itinerários relacionados com esta temática incluem não só as termas e os equipamentos associados como também locais relacionados com o climatismo e a talassoterapia. Estes são, de facto, produtos com um grande crescimento e que podem ser conjugados com programas de actividades de recuperação da forma, de combate ao stress através, por exemplo da hidroterapia, desporto, dietética e higiene da forma de viver.
F) DE AVENTURA
Associado a uma tendência crescente face a um turismo activo em que se procura cada vez mais emoções e novas experiências, os itinerários baseados na aventura procuram ser alternativas em que a tónica está nas actividades propostas e na respectiva “intensidade de emoções”.
G) TURISMO SOCIAL
O turismo social pretende criar as condições necessárias para que os sectores da população, que por razões económicas ou por falta de hábito, educação ou informação, têm permanecido até ao momento fora do movimento turístico tenham assim acesso ao turismo.
H) DE FÉRIAS OU DE LAZER
Trata-se de uma designação genérica em que a motivação principal não está relacionada com nenhum interesse específico dos participantes. O objectivo é simplesmente sair do ambiente habitual, descansar e recuperar forças durante o período de férias. Baseiam-se normalmente em estâncias de praia ou no interior em que se combina um alojamento fixo com excursões e actividades nos arredores.
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